Powered By Blogger

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

OBJETIVO DAS CORES NO LOCAL DE TRABALHO DE ACORDO COM NR26

A NR26 tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos. Vejamos a baixo as cores a serem adotadas e suas principais utilizações:  

VERMELHO- É usado para distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio. Ex.: caixa de alarme de incêndio; hidrantes; extintores e sua localização etc.

AMARELO- Deverá ser empregado para indicar "Cuidado!". EX.: corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco, etc. Em canalizações, Deve ser utilizado para identificar gases não liquefeitos. Ex.: Nitrogênio.

BRANCO- É empregado em passarelas e corredores de circulação, por meio de faixa, áreas destinadas à armazenagem etc.

PRETO- É empregado para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. Ex.: óleo lubrificante etc.

AZUL Será utilizado para indicar "Cuidado!", ficando o seu emprego limitado a avisos contra uso e movimentação de equipamentos, que deverão permanecer fora de serviço. Ex.: Barreiras e bandeirolas de advertência a serem localizadas nos pontos de comando, de partida, ou fontes de energia dos equipamentos. É empregado também em canalizações de ar comprimido, prevenção contra movimento acidental de qualquer equipamento em manutenção;  avisos colocados no ponto de arranque ou fontes de potência, etc.

VERDE- É a cor que caracteriza segurança. Empregado para identificar canalizações de água, chuveiro de emergências armários de EPI etc.

LARANJA- É empregada para identificar canalizações de ácidos, parte move de maquinas e equipamentos etc.

PÚRPURA- É empregada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes de partículas nucleares.

LILÁS- É usado para indicar canalizações que contenham álcalis. As refinarias de petróleo poderão utilizar o lilás para a identificação de lubrificantes.

CINZA CLARO- É usado para identificar canalizações em vácuo.

CINZA ESCURO- É usado Para identificar eletro dutos.

ALUMÍNIO- É utilizado em canalizações contendo gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (ex. óleo diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, etc.).

MARROM- Pode ser adotado a critério da empresa, para identificar qualquer fluído não identificável pelas demais cores.

Um comentário: